top of page

Dor de estômago é gastrite?

Atualizado: 11 de jan. de 2022

“Dor de estômago” é uma queixa que leva muitas pessoas a serviços de urgência e também a consultas com especialistas. Em diversas ocasiões o paciente inicia a consulta já “informando” o diagnóstico: “Estou com gastrite”, apontando na maioria das vezes para a parte superior do abdome. Será que é isso mesmo?


Gastrite, rigorosamente falando, é a inflamação da mucosa do estômago observada à microscopia e causada na maioria das vezes por uma bactéria chamada Helicobacter pylori. Algumas doenças específicas do trato gastrointestinal e raramente outras causas infecciosas também podem provocar infiltrado inflamatório nesse órgão. 


Etilismo, tabagismo, doenças hepáticas avançadas, drogas e medicações (principalmente antiinflamatórios e aspirina) são algumas condições que podem causar danos - por vezes severos - à mucosa do estômago, vistos à endoscopia. É a chamada gastrite endoscópica.


Dores no estômago podem estar relacionadas com o estado emocional?


Existe uma grande e complexa relação entre o sistema digestivo e o sistema nervoso, que inclui vários hormônios, neurotransmissores, neurônios e suas sinapses.


Com isso, situações de estresse e ansiedade podem vir acompanhados de uma série de sintomas, dentre os quais a “dor no estômago”. Ou seja, estresse e ansiedade podem provocar dor no andar superior do abdome, mas não, por si só, gastrite.


Por fim, há inúmeras outras causas de dor na parte superior do abdome, como doença do refluxo, cálculos na vesícula biliar, pancreatite, intolerância alimentar, doenças infectoparasitárias, tumores etc. Além disso, doenças de órgãos fora do trato gastrointestinal podem gerar dor semelhante à “gastrite “, como algumas de origem vascular, muscular, dermatológica e cardiológica.


Como vimos, a “dor de estômago” abrange uma série de possibilidades diagnósticas, não se limitando apenas à gastrite.

 

Dr Eduardo Jurkiv Lobo

CRMDF 13253

Especialista em Gastroenterologia - RQE 13286

Especialista em Endoscopia - RQE 12899





132 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Nenhum tag.

>> Outras postagens

>> Tags principais

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
whatsapp_botao_gastrosul_Prancheta 1.png
bottom of page